Contador.
Pós graduado em Direito Tributário pela FGV.
 
  

ESPAÇO CONTÁBIL

Informação: palavra chave para os grandes empreendedores. Empreender: dar forma, consistência, rumo, metas e diretrizes a algo que se pensa. Empresário: aquele que empreende dentro de uma organização...

Será que os donos de empresas são considerados empresários ou simplesmente dirigentes de um negócio?

Ora, desde que o homem entende-se como tal, ele busca a informação para a sua sobrevivência, seja para a pessoa que intenciona conquistar, para o carro ou casa que pensa em comprar, para os investimentos que pretende fazer, para a profissão que deseja seguir, etc; mas, quando é para descobrir ou acompanhar os rumos do seu negócio, ele jura que não precisa de qualquer conselho técnico, pois as informações de que precisa estão em seu caderno de anotações pessoais.

A atividade empresarial é uma das que mais necessitam de informações dentro do ambiente global, pois as pressões sociais, fiscais e legais são extremamente presentes, e como vislumbrar dentro da intrincada gama de obrigações e direitos empresariais a real informação do negócio, que não seja através da Contabilidade, instrumento que estuda a riqueza (ou a sua ausência) tanto no âmbito empresarial, quanto pessoal e ainda governamental.

A Contabilidade sempre deteve e sempre terá papel de destaque em qualquer modalidade de empreendimento, seja pessoal, público ou privado, pois sem a sua análise corre-se o risco de colapso na atividade, por total falta de conhecimento da mesma, não de como funciona, mas de como ela anda.

Analisar os números, estabelecendo comparações, projetando situações, propondo cortes, fazendo previsões, mostrando o caminho a seguir, sempre pautado e iluminado pela legislação, é tarefa precípua da Contabilidade, que chega a extrapolar seus limites conhecidos com a evolução da humanidade, passando inclusive a evidenciar os aspectos sociais envolvidos no empreendimento e, mais recentemente, até as questões ambientais, ratificando a sua condição de ciência humana e desenvolvendo com isso a responsabilidade social que todos deveriam exercitar.

Não se deve pensar a Contabilidade somente como sinônimo de impostos, mas em como se fazer um planejamento tributário, como diminuir custos ou despesas, como traduzir os números de um empreendimento através de demonstrativos claros e sucintos, como visualizar objetivamente a continuidade de um negócio, que um dia deve chegar ao fim, mas que se pode definir quando, e que se espera que não seja logo...

Traduza desde já os números que o seu negócio está gerando, e que provavelmente você não está vendo, exigindo isso do seu Contador, valorizando-o, ou contrate um que possa atender as suas novas (mas sempre presentes) necessidades de informações, tornando-se um verdadeiro empresário, aplicando no dia a dia do seu empreendimento (grande ou pequeno, vai depender somente de você) técnicas de gestão abastecidas pela informação contábil...
CONTABILIZANDO


Parabéns a todos os Contabilistas pelo seu dia – 25 de abril. *** De 26 a 28 de abril acontece a semana de contabilidade no IESAM – Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, com destaque para a apresentação de trabalhos sobre Contabilidade Ambiental; vale a pena conferir. *** De 24 a 28 de outubro ocorre o evento máximo da classe contábil brasileira: 17o. Congresso Brasileiro de Contabilidade – na cidade de Santos, no estado de São Paulo. *** Dia 30 de abril é o último dia para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física referente aos rendimentos auferidos no ano de 2003, também é o prazo limite para pagamento da 1a. quota do imposto. Em maio e junho é a vez das empresas declararem os seus números.

Marcelo Menezes de Faria, Contador – CRC/Pa 6337
mmfaria@dynamicconsulting.com.br.